quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Via celular
Google oferece serviço com mapa que localiza pessoas
POSTADO ÀS 10:05 EM 05 DE Fevereiro DE 2009

Deu na Folha de S.Paulo desta quinta

Sinônimo de busca pela internet, o Google anunciou ontem um serviço que promete encontrar, pelo telefone celular, a localização de amigos e familiares. Chamado de "Latitude", ele está disponível em 27 países, entre eles o Brasil.

Com ele, por exemplo, um amigo pode saber se o colega com quem marcou uma reunião (e está atrasado) está perto ou um pai vai ter ideia de onde está o filho -desde que, claro, esteja com ele o celular.

A ideia da ferramenta é simples: por meio de sinais de torres de celular, GPS e conexões de Wi-Fi, ela mostra em um mapa na tela do celular onde estão os contatos do usuário. Mas não é qualquer pessoa que pode monitorar a sua localização. É preciso enviar ou receber convite e autorizar o pedido.

E, se o usuário quiser, pode ainda esconder onde está até mesmo dos amigos selecionados ou delimitar a precisão (em vez de mostrar rua, pode só expor a cidade onde está).

Para utilizar a ferramenta, é preciso abrir uma conta grátis no Google e ter um celular compatível (a lista pode ser encontrada em www.google.com/intl/pt-br/latitude/intro.html) com o serviço do Google Maps -existe uma versão que também pode ser instalada em computadores.

A partir daí, quando um amigo estiver por perto, um perfil dele vai aparecer no mapa no celular e o usuário pode mandar para ele uma mensagem de texto ou e-mail ou simplesmente fazer uma ligação.

O próprio Google, no entanto, alerta sobre a precisão do serviço. Diz que ele "não vai apontar a localização exata, mas dar uma boa ideia de onde seus amigos estão em um determinado momento".

Sobre a questão de privacidade, a empresa afirmou que vai manter armazenada em seus computadores apenas a última localização do usuário.