quarta-feira, 18 de junho de 2008

Pregação Contemplativa.

O perigo da pregação contemplativa.
Olá, hoje quero compartilhar com vocês algo que muito me chamou atenção. Vou conceituar de "pregação contemplativa" mas é claro que você pode conceituar como melhor entender. Vou usar este termo, porque é bem próximo ao dia-a-dia que vivemos.

O Texto base que irei usar encontra-se em Lucas 2:8-20


8 Ora, havia naquela mesma região pastores que estavam no campo, e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho.
9 E um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor os cercou de resplendor; pelo que se encheram de grande temor.
10 O anjo, porém, lhes disse: Não temais, porquanto vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo:
11 É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
12 E isto vos será por sinal: Achareis um menino envolto em faixas, e deitado em uma manjedoura.
13 Então, de repente, apareceu junto ao anjo grande multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo:
14 Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens de boa vontade.

15 E logo que os anjos se retiraram deles para o céu, diziam os pastores uns aos outros: Vamos já até Belém, e vejamos isso que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer.
16 Foram, pois, a toda a pressa, e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura;
17 e, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita;
18 e todos os que a ouviram se admiravam do que os pastores lhes diziam.

19 Maria, porém, guardava todas estas coisas, meditando-as em seu coração.
20 E voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora dito.


Os versos 15 a 18 serão os mais enfatizados.
Muito bem, tudo começa com a anúncio do nascimento de Jesus aos nossos humildes pastores. De imediato a presença de um ser angelical fez com que eles temessem. Fato é: todas as pessoas que tiveram contatos imediatos com anjos ou seres celestiais tem esse tipo de reação muito comum. Medo.
Diante disso, o anjo expressa: Não temais, porque vos trago novas de grande alegria...

Deixe-me lhe perguntar, quais são as novas que você anda levando por aí?
Como você encara um dia chuvoso por exemplo? Como vocêencara um dia de sol quente? Estes simples exemplos podem muito bem direcionar nossa conduta diante de nossas conversas durante o dia. Vou exemplificar:
O amigo comenta: - Rapaz você viu só como está esse tempo?
Nós respondemos: - É mesmo, não aguento mais esse clima, um dia chove outro dia faz sol, o frio chega sem avisar, o calor nos pega desprevenidos, não sei mais se caso ou compro uma bicicleta.

Isso porque não estamos aqui exempleficando nossas palavras no dia que pegamos nosso pagamento por exemplo. Este dia éum dia de festa para alguns e um dia de luto para outros.

Retornando a Palavra de Deus, quero dizer que os anjos estavam "preocupados" em anunciar o que é bom e não enfatizar o que é ruin. Quero dizer que nós precisamos aprender a falar o que é bom, a proclamar as boas novas. Afinal, nosso ministério é para liberdade dos cativos e não para tortura dos aprisionados.
Logo depois de haverem recebido aquela palavra, os pastores foram correndo para "contemplar" com seus próprios olhos aquilo que tinham "ouvido".

A reação deles foi maravilhosa, realmente não tinham nada para ofertar ali, afinal foram pegos de surpresa. Não levaram ouro, nem incenso, nem mirra. Mas tinham levado o melhor de si, suas próprias vidas, sua fé. Afinal quem iria sair correndo no meio da noite para ver algo em que não acreditasse? Não, meus amigos pastores, correram, correram e viram o Messias. Rei dos Reis, Jesus Cristo, ainda envolto em tiras de pano e deitado numa humilde manjedoura.

Para olhos céticos não havia ali nenhuma coisa grandiosa, nenhum milagre. Para os olhos críticos do mundo, havia apenas um menino sendo tratado como fruto de uma logística irresponsável e uma comunidade impiedosa que nem uma cama proporcionou ao casal.

Para meus amigos pastores, eles viam a esperança do mundo, o futuro de paz e felicidade que oraram por tantos dias. Eles estavam vendo além das críticas e dúvidas, além das dificuldades e problemas que cercavam aqueles dias, eles estavam vendo Jesus. Senhor Justiça Nossa.

E aqui meu caro leitor que entra nossa questão, ao contemplarem aquela tão grandiosa verdade, nossos amigos pastores não ficaram ali parados em estado de choque, muito pelo contrário, usaram aquilo como combustível para a pregação de suas vidas, seu primeiro sermão era o mais belo e quem sabe o único em que podiam pensar:

"e, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita;"

E que Palavra era essa?

"É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor."

Não seja apenas alguem que contempla a salvação...
Seja aquele que transmite a verdade eterna, Cristo o Senhor está vivo!

Viva cada dia como se fosse o único a poder expressar esta tão grande verdade, ande, corra, contemple e viva a mensagem do Evangelho, que Jesus Cristo Salva e tem o melhor preparado para você!

É meu desejo e oração que todos nós possamos ser assim.